Disciplinas referentes ao curso Superior de Tecnologia em Agronegócio.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

- OBJETIVO GERAL

 Conhecer e viabilizar a utilização dos processos administrativos nas atividades do agronegócio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Apresentar os conceitos que permeiam o termo administração, bem como o entendimento das funções básicas;

Esclarecer a complexidade e especificidade da agropecuária brasileira;

Demonstrar a importância do empreendedorismo e do planejamento em unidades de produção agropecuárias;

Demonstrar a metodologia para administração de unidades de produção agropecuárias, especificando questões referentes a crédito e contabilidade rural.


Atualmente o Brasil possui baixos índices de consumo de hortaliças. Este fato associado a produção de baixa qualidade torna a disciplina de Olericultura relevante na formação do Tecnólogo em Agronegócio. O objetivo geral da disciplina fornecer subsídios para gestão de sistemas de produção na olericultura. Além disso, compreender a importância social e econômica da olericultura; diferenciar as características dos diferentes tipos de sistemas de cultivo; conhecer o padrão técnico exigido pelo mercado a partir do conhecimento adquirido sobre produção vegetal.


Ementa: Noções  básicas  de  sistemas  operacionais;  Noções  básicas  de  internet  e endereços eletrônicos; Noções básicas de editor de textos; Noções básicas de editor de apresentações; Noções básicas de planilhas de cálculos.


Prof. Mauricio Karrei

mauricio.karrei@sertao.ifrs.edu.br

Este curso é referente a disciplina de INFORMÁTICA do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio. Turma 2016/1.


EMENTA:

Noções básicas de sistemas operacionais; Noções básicas de internet e endereços eletrônicos; Noções básicas de editor de textos; Noções básicas de editor de apresentações; Noções básicas de planilhas de cálculos.