Disciplinas do curso de Agronomia.

Atividades EAD da disciplina de máquinas e implementos agrícolas do 4º semestre do curso de agronomia.

Disciplina de técnicas de agricultura de precisão do curso Bacharelado em Agronomia, visa neste módulo fazer alguns trabalhos e avaliações a cerca da disciplina. As aulas estão no site do NESMA.


A disciplina de Inglês Instrumental, com foco na habilidade de leitura, pode ser considerada um importante instrumento de acesso a diferentes gêneros acadêmicos, em inglês, pois procura promover, no alunado, a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos da área da agronomia e ciências rurais.

Atualmente o Brasil possui elevados índices de redução de produtividade de culturas de interesse agronômico em função da ocorrência de plantas daninhas. Este fato associado a produção de baixa qualidade torna a disciplina de Ecofisiologia de Plantas Daninhas relevante na formação dos alunos do curso de Agronomia do IFRS.

Ao final da disciplina o educando terá a capacidade de entender a relação das plantas daninhas entre si e com o ambiente. Assim, estas relações poderão ser utilizadas na compreensão da utilização de métodos de controle adequados. Ainda, o aluno deverá ser capaz de identificar as principais plantas daninhas. Discutir os fatores ambientais, técnicos e econômicos relacionados com a ocorrência de plantas daninhas. Possuir noções de medidas integradas ao controle de plantas daninhas.

Atualmente o Brasil possui baixos índices de consumo de hortaliças. Este fato associado a produção de baixa qualidade torna a disciplina de Olericultura relevante na formação do Agrônomo. A disciplina tem como objetivo elaborar, analisar e executar projetos sustentáveis nos sistemas de produção de espécies olerícolas no âmbito familiar e empresarial. Além disso, compreender a importância social e econômica da olericultura; diferenciar as características dos diferentes tipos de sistemas de cultivo; conhecer o padrão técnico exigido pelo mercado a partir do conhecimento adquirido sobre produção vegetal.

Atualmente o Brasil possui elevados índices de redução de produtividade de culturas de interesse agronômico em função da ocorrência de plantas daninhas. Este fato associado a produção de baixa qualidade torna a disciplina de Plantas Daninhas relevante na formação dos alunos do curso de Agronomia. Ao final da disciplina o educando  terá a capacidade de adotar os métodos de controle de plantas daninhas adequados, visando diminuir as perdas econômicas, o impacto ambiental e a resistência de plantas daninhas a herbicidas.


Esta disciplina tem como objetivos específicos:

1) Conhecer os principais aspectos do herbicidas;

2) Conhecer o comportamento dos herbicidas nas plantas;

3) Conhecer o comportamento dos herbicidas no ambiente;

4) Conhecer o mecanismo e modo de ação dos herbicidas;

5) Identificar sintomas de herbicidas em plantas;

6) Conhecer os principais mecanismos de seletividade, resistência e tolerância aos herbicidas.


Disciplina de Experimentação Agrícola do Curso de Agronomia do IFRS Sertão - EXA 001